Serão plantadas mais de 3 mil mudas para recuperar a restinga da praia de Lopes Mendes.


O INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e a secretaria estadual do Ambiente, em parceria com a Companhia Vale, começaram, neste mês, a restaurar a restinga da praia de Lopes Mendes, um dos tesouros do Parque Estadual da Ilha Grande, com o plantio de 3.000 mudas. A recuperação do ecossistema faz parte do Programa de Fortalecimento do Parque Estadual da Ilha Grande, destinado a recuperar a vegetação nativa da Unidade de Conservação.

A primeira fase do plantio ocorreu entre os dias 9 e 15 de janeiro deste ano. A administração do parque acionou seus parceiros e membros do Conselho Consultivo e a Brigada Mirim Ecológica disponibilizou um barco e alocou nove jovens brigadistas. Alguns guias locais juntaram-se a outros voluntários para que a tarefa fosse executada em mutirão.

Em sete dias, foi efetuado o plantio de 3.640 mudas, de 16 espécies nativas, em uma área de 15.000 m2. Para proteger as mudas do pouso ilegal de helicópteros, foram instaladas centenas de estacas de madeira de abricó-da-praia, uma das espécies exóticas invasoras nesta restinga. Alguns caminhos de veículos foram fechados, limitando o trânsito somente para o trabalho de coleta de lixo.

A recuperação da restinga da praia de Lopes Mendes foi iniciada em maio de 2008 com a explosão de uma pista de pouso clandestina. Antes da explosão da pista, porém, o registro da flora local já vinha sendo feito, através da seleção de plantas matrizes, da coleta de sementes e da produção de mudas no viveiro do parque. Assim, o plantio pode ser feito neste mês, época mais propícia.
Segundo informações da secretaria do Ambiente, o projeto de restauração não será prejudicado, pois estão sendo utilizadas informações das restingas da Reserva Biológica da Praia do Sul e da Marambaia como referência.

A praia de Lopes Mendes é um dos principais atrativos turísticos de Ilha Grande e chega a receber, em alta temporada, mais de mil visitantes por dia. Devido à importância ecológica da restinga, o processo de restauração servirá para sensibilizar e educar os turistas, além de favorecer a fauna.

23/01/2009

0 comentários:

Postar um comentário

"Todos os comentários são moderados e, por isso, não entram no ar automaticamente, em tempo real. Não são aceitos termos preconceituosos, ofensivos de qualquer natureza, palavrões e injúrias, calúnias e difamações."

 
Top