A Usina Nuclear Angra 2 está entre as 30 melhores usinas nucleares do mundo, segundo ranking elaborado pela Nucleonics Week, publicação americana especializada em energia nuclear. Das 436 unidades em operação no mundo, a usina brasileira ocupa o 33º lugar. Já em relação aos indicadores de desempenho da Wano (World Association of Nuclear Operators), Angra 2, numa comparação com as 50 melhores usinas americanas, ocupou a 21ª posição.

A usina brasileira fechou o ano de 2009 gerando 10.153.593,49 MWh. A energia gerada seria suficiente para abastecer Brasília e Belo Horizonte por aproximadamente um ano. O resultado coloca Angra 2 entre as melhores do mundo em produção bruta de energia elétrica, segundo o ranking da Nucleonics Week, publicado no ínicio do mês. O resultado poderia ter sido ainda melhor se a Usina tivesse utilizado toda a sua capacidade de produção durante o ano. Embora seu fator de disponibilidade tenha sido de 92,24% (tempo em que a Usina esteve disponível para gerar 100% de sua capacidade), o Operador Nacional do Sistema - ONS não solicitou a geração de todo o seu potencial. Caso todo este potencial tivesse sido utilizado, a geração de Angra 2 teria sido 10.908.302 MWh e então ocuparia o 14º lugar em produção entre todas as usinas em operação em todo mundo.

No ano passado, Angra 2 também se destacou em relação aos indicadores da Wano - que refletem o grau de confiabilidade e de segurança das usinas nucleares em todo o mundo -, obtendo resultados iguais ou superiores à média em 11 dos 13 parâmetros propostos pela associação.

"O desempenho de Angra 2 tem sido excelente frente às melhores usinas do mundo. Os resultados representam uma garantia da segurança operacional e da disponibilidade no fornecimento de energia elétrica limpa. Isso pode ser atribuído, principalmente, ao comprometimento e trabalho em equipe dos funcionários; ao planejamento e execução dos trabalhos com alto grau de profissionalismo e responsabilidade; aos investimentos feitos em equipamentos e treinamento de pessoal e à experiência operacional adquirida", comemora Antonio Carlos Mazzaro, superintendente de Angra 2.

Do Setorial News – Energia

Foto: Marcelo Henrique Pinheiro – Agência Costa Verde Notícias


0 comentários:

Postar um comentário

"Todos os comentários são moderados e, por isso, não entram no ar automaticamente, em tempo real. Não são aceitos termos preconceituosos, ofensivos de qualquer natureza, palavrões e injúrias, calúnias e difamações."

 
Top